© Coasa.

Notícias e Publicações

Associados e profissionais da Coasa participam de treinamento da Academia Gerir, da Resolpec 


Ao todo, são 45 pessoas envolvidas nas atividades

Associados e profissionais do Departamento Técnico da Coasa iniciaram, nesta quarta-feira, 30/10, um treinamento com a Academia Gerir, da Resolpec - distribuidora de produtos veterinários, parceira da cooperativa. Serão seis módulos teóricos e práticos com temas relacionados à criação de bezerras e a qualidade do leite. As aulas teóricas acontecem no auditório da Coasa Matriz, em Água Santa, e ao final de cada módulo será feita uma aula prática em propriedades rurais, para que seja possível conectar a ação com os conhecimentos repassados. Os encontros seguirão até março do ano que vem e, ao todo, são 45 pessoas envolvidas nas atividades.

A atividade desta quarta-feira teve como foco a bezerra e os pontos que se julga necessário para se ter bons resultados. O próximo encontro será no dia 13/11 com foco no 6 Cs da criação de bezerras, por exemplo, os cuidados com limpeza, constância e calorias. O módulo 3 será no dia 04/12 e o tema será a prevenção e o tratamento das principais doenças em bezerras, como a diarreia e a pneumonia. Depois, já em 2025, no dia 19/02 serão trabalhados os 10 pontos fundamentais para o controle da mastite; no dia 05/03 o manejo de ordenha e, por fim, no dia 19/03, cultura na fazenda e tratamentos de mastite. 

Conforme Ivane Martini, coordenadora do Departamento de Produção Animal da Coasa, a participação dos associados neste treinamento é importante pois reúne sucessores de propriedades e produtores que tocam a atividade leiteira em toda área de atuação da cooperativa. “Nosso objetivo principal com o treinamento é promover o desenvolvimento desses associados, fazer com que eles tenham acesso à informação, de modo que eles possam entender o que podem fazer de melhor, sempre pensando em produção, resultado, viabilidade financeira, longevidade, tanto no quesito de eficiência, mas também em rentabilidade nas suas propriedades”, afirmou ela.