© Coasa.

Notícias e Publicações

Coasa promove treinamento sobre produtividade da cultura da soja

Evento aconteceu nesta terça-feira, reunindo associados e colaboradores

Dentro do planejamento da safra, a escolha das cultivares a serem implantadas representa um ponto fundamental para se alcançar altas produtividades nas lavouras. Com o intuito de contribuir com a decisão dos seus associados, a Coasa realizou um evento para discutir assuntos relacionados à cultura da soja. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 30/07, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Água Santa. 

O evento, organizado com o objetivo de fornecer informações técnicas e práticas aos agricultores, foi aberto com credenciamento e café da manhã. Em seguida, Tiago Hörbe, pesquisador em manejo de culturas na CCGL - Cooperativa Central Gaúcha Ltda, falou aos presentes sobre os principais critérios na seleção das cultivares de soja. Hörbe enfatizou que a escolha correta das variedades pode influenciar diretamente os resultados no campo, refletindo-se na rentabilidade das safras. Conforme o palestrante, a escolha da cultivar e seu posicionamento impactam a produtividade das lavouras.

“Mostrei resultados, lado a lado, de cultivares distintos, com uma diferença de 30 a 40 sacos de produtividade, apenas por uma escolha. O desafio é tentar errar menos, pois cada ano é um ano, cada safra é uma história. E quando a gente olha para a cultivar, a gente tem uma performance num ano e tenta replicar aquele resultado na safra seguinte. E no Rio Grande do Sul, o clima acaba não se repetindo. E como o clima, não se repete o resultado. E é por isso que é importante a gente ter um olhar mais distante, um norteador de safras, juntando dados de 10, 15 anos e em cima daquilo traçar nossa estratégia.”

O evento contou ainda com um treinamento sobre a Plataforma i2x, ferramenta tecnológica destinada a otimizar a gestão agrícola. O treinamento, que teve o apoio da Intacta 2 Xtend, foi importante para fortalecer o conhecimento dos produtores rurais associados, incentivando o desenvolvimento do setor agrícola na região. Os associados avaliaram como positivo. “Foi muito proveitosa a explicação que ele deu. A gente sempre tem que acompanhar a evolução para chegar a um denominador melhor”, disse, por exemplo, o associado Vital Troian, de Casca. Também foram realizados, no evento, sorteio de semente de soja pela Coasa e brindes pela Bayer.