Notícias e Publicações
19/09/2019
Agrônomos da Coasa participam de viagem técnica aos Estados Unidos
Entre os dias 9 e 13 de setembro a coordenadora do Departamento técnico da Coasa, Naiana de Mello e o engenheiro agrônomo Deividi Poli, participaram de uma viagem técnica aos estados americanos de Utah e Nevada. A viagem foi promovida pela companhia FMC, incluindo roteiros técnico e turístico.
Grupo conheceu os laboratórios da Cytozyme
A viagem teve como objetivo principal conhecer os estudos e produtos da linha de bioestimulantes da empresa Cytozyme incluindo visita à fábrica, laboratórios de pesquisa e controle de qualidade, apresentação dos resultados de pesquisa da empresa e do trabalho realizado por Geraldo Chavarria, professor doutor da Universidade de Passo Fundo (UPF). O grupo também conheceu testes em soja na unidade experimental da Universidade de Utah.
Também participaram do grupo integrantes do conselho técnico de grãos da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e técnicos de cooperativas do Rio Grande do Sul (RS) e de Santa Catarina (SC).
O agrônomo Deividi Poli conta que na visita à área experimental, o grupo teve a oportunidade de conhecer os testes realizados na cultura da soja com bioestimulante, onde foi possível visualizar a resposta da soja às diferentes condições de manejo no uso da água, doses e momentos de aplicação dos produtos. “Foi uma excelente oportunidade conhecer a tecnologia empregada desde a elaboração dos produtos até as condições de aplicação e respostas fisiológicas na cultura da soja”, concluiu.
As palestras foram realizadas na sede da Cytozyme
Segundo Naiana de Mello, conhecer o quanto estão aprofundados os estudos na área de bioestimulação de plantas foi fundamental para agregar conhecimento. “Na maioria das vezes nós do campo, junto com os agricultores, colhemos o resultado. Entender em quais processos os produtos atuam dentro da planta em sua fisiologia e também a nível de genética nos possibilita um melhor posicionamento para cada situação, tornando seu uso mais eficiente e o resultado mais efetivo”, disse.
Foto Divulgação/Coasa
Nas palestras foram apresentados resultados de pesquisas entre outros trabalhos