© Coasa.

Notícias e Publicações

Associado Coasa apresenta case no Dia de Campo da CCGL

Evento foi realizado nesta quinta-feira, 05/09, em Cruz Alta

Nesta quinta-feira, 05/09, associados da Coasa estiveram participando do Dia de Campo da CCGL, no Tambo Experimental, em Cruz Alta. O evento teve como objetivo otimizar o potencial produtivo dos rebanhos leiteiros, demonstrando as estratégias comprovadas para uma produção de leite de alto valor, lucratividade e sustentabilidade. Na programação estiveram palestras e demonstrações práticas sobre temas cruciais para a produção leiteira. 

Entre as temáticas que foram abordadas estiveram, por exemplo, a saúde do solo e a sustentabilidade; manejo fitossanitário em milho para altas produtividades; gestão facilitada através da plataforma SmartCoop.; benefício produtivo e econômico da irrigação; nascimento de sucesso e práticas essenciais para bezerras saudáveis; reprodução: a base para o máximo potencial produtivo; ações assertivas para gestão da mão de obra e saúde ruminal e mais sólidos. 

Para esse último tema, o associado Fernando Daros, do município de Ibiraiaras, e a consultora Pâmela Biffe, do Departamento de Produção Animal da Coasa - juntamente com os profissionais da CCGL, fizeram a demonstração prática daquilo que é realizado na propriedade para a obtenção de excelentes resultados na produtividade por vaca e sólidos do leite. Conforme demonstrado, a propriedade apresenta produção mensal, média de janeiro a junho de 2024, de aproximadamente 48 mil litros por mês, com 40 animais da raça holandesa, apresentando 4,05% de gordura e 3,49% de proteína, além de 186 mil de contagem de célula somática do leite e de 163  dias de leite (DEL). 

O associado ressalta que para chegar a esses resultados, é preciso unir conhecimentos. “Temos que unir forças com a equipe técnica da cooperativa e assumir as responsabilidades diárias da propriedade com manejo e nutrição”, disse Daros. Pâmela destaca a excelente qualidade do volumoso produzido na propriedade como a silagem de milho e o pré secado - de tifton ou de azevém, que somado a ração da cooperativa, contendo aditivos e minerais, favorecem o balanço nutricional dos animais, atingindo os excelentes números mostrados.