Notícias e Publicações
17/10/2019
Coasa comemora 25 anos da primeira Assembleia Geral Ordinária que criou a cooperativa
Em 15 de outubro de 1994 mais de 150 agricultores de Água Santa realizaram a primeira Assembleia Geral Extraordinária criando a Coasa – Cooperativa Agrícola Água Santa. O mutirão que teve como objetivo a construção do primeiro armazém começou dois dias após, em 17 de outubro. Vinte e cinco anos depois da assembleia, no dia 15 de outubro de 2019, a cooperativa realizou uma grande comemoração reunindo cerca de mil pessoas em Água Santa (RS).
Inauguração da nova Sede Administrativa
A comemoração iniciou com a inauguração da nova sede administrativa, seguida de visitação às novas instalações. A obra, que deve ser concluída nos próximos dias, tem uma estrutura de 708.44m2 no piso térreo, que abrigará a Unidade Água Santa e 634.24m2 no 2º pavimento, com os setores comercial, logística, RH, financeiro, contabilidade, auditoria interna, coordenação técnica, coordenação de manutenção, tecnologia de informação, comunicação e a direção. “É a casa dos associados, onde a equipe de suporte ficará, além disso a Unidade Água Santa estará no mesmo prédio. Desde 2000 estávamos no mesmo espaço que se tornou insuficiente diante do crescimento da cooperativa”, lembra Orildo.
A abertura oficial com a presença de diversas autoridades e convidados foi realizada no Ginásio Aldini Virgílio Coser, seguida de apresentações artísticas e temáticas da invernada artística do CTG Manoel Teixeira de Tapejara, show de patinação com o Centro de Patinação Rodas da Serra de Bento Gonçalves e a declamação de Felipe Belegante Peruzzo.
Presidente Orildo agradeceu a grande presença do público
A secretária do Conselho Administrativo, Aline Perozzo Bacega, afirmou que o dia foi de intensas comemorações. “Um dia para festejarmos a cooperativa que é de todos nós. Gostaria de parabenizar nossos sócios fundadores que há 25 anos acreditaram no sonho de ter uma cooperativa, assumiram o compromisso de construir a Coasa, um trabalho de união e cooperação para estarmos hoje aqui. Que possamos estar unidos, trabalhando juntos com nossa equipe que está empenhada em atender os associados que são os donos da cooperativa”.
O vice-presidente, Emílio Tibola, afirmou que a Coasa teve uma grande expansão em 25 anos. “A cooperativa cresceu, levou progresso para novas regiões, fazendo com que muitos produtores rurais permanecessem em suas propriedades. Este progresso também pode ser percebido em Água Santa com a presença também da Fábrica de ração, posto de combustível, mercado, mantendo o recebimento de grãos e insumos e agora com uma nova sede modelo do nosso Centro Administrativo. Tenho orgulho de fazer parte dos conselhos administrativo e fiscal e de estar presente neste momento. Parabéns aos associados e á todos nós”!
Cerca de mil pessoas participaram da inauguração da nova sede
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Santa, Antônio Petry, reforçou o grande desenvolvimento que pode ser percebido a partir da Coasa e a importância do trabalho junto aos agricultores. “Estamos muito contentes com o desenvolvimento que a Coasa trouxe em todos estes anos e o jeito de tratar os agricultores como parte da família. Esta grande participação dos associados traz confiança que os produtores depositam na nossa cooperativa. A Coasa deu mais dignidade para o agricultor viver no campo, apoiando a sucessão rural. Nossos parabéns ao presidente Orildo que puxou a frente da cooperativa, assim como o ex-presidentes que contribuíram com este legado”.
A vice-presidente da Unicafes – União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, Andréia Corso, afirmou que os 25 anos representam luta, dedicação, persistência e a confiança entre o associado e a cooperativa, direção e funcionários. “Não se chega aos 25 anos sem esta confiança. O cooperativismo tem a função de organizar. A Coasa faz parte da Unicafes, que tem como função auxiliar no desenvolvimento local, questões sociais, de trabalho e renda especialmente do agricultor familiar. Esperamos que ela comemore os 50 anos pela sua importância pra toda a região”.
O presidente da Fecoagro – Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS, Paulo Pires, disse que é uma honra ter estado presente na comemoração. “A Coasa representa crescimento, empregos, associados, rentabilidade, todos os índices que fazem com que uma cooperativa cumpra sua função junto ao produtor. É um orgulho termos a Coasa com o associado e desejamos vida longa e que ela cumpra este papel extraordinário de defender os interesses dos produtores”.
Autoridades destacaram a importância da Coasa no apoio aos agricultores
O prefeito de Água Santa, Jacir Miorando, destacou o papel fundamental da Coasa na renda do município. “Nos últimos 10 anos Água Santa tem sido destaque em produção o que tem muito a ver com a Coasa, que tem trabalhado muito forte no fomento ao produtor para que tenha melhor qualidade de vida e produtividade. O trabalho da cooperativa é que torna real este resultado. O sonho se concretizou a passos firmes, de maneira concreta. Nossos parabéns aos conselhos, diretoria e aos funcionários que trabalham com dedicação todos os dias. O presente que os associados ganharam, a nova sede administrativa, com certeza dará melhores condições de bonés negócios e atendimento. Nossos parabéns ao presidente Orildo que tem sido um gigante junto aos demais sócios fundadores. Vida longa à Coasa”.
Presente no ato, o Frei Germano Miorando, que fez a bênção às novas instalações, parabenizou a cooperativa pelo seu aniversário. “Me considero um sócio também e desejo que Deus abençoe esta cooperativa que respeita o suor dos trabalhadores e garante produtos e trabalho digno”.
Em seu pronunciamento, o presidente da Coasa, Orildo Germano Belegante, agradeceu a presença dos agricultores, agricultoras, autoridades, presidente de sindicatos, prefeitos, vereadores, dirigentes de cooperativas presentes, Unicafes, Fecoagro, o Conselho de Administração da cooperativa. “É uma alegria muito grande estar aqui reconhecendo o trabalho dos fundadores, todos que se envolveram desde o início. Quando decidimos pela construção da cooperativa sabíamos que a realidade não seria fácil, mas com o apoio de muitas lideranças e essa união de todos os agricultores conseguimos transformar a cooperativa no que é hoje. A energia, a vibração dos sócios fundadores, do mutirão da cooperativa, é que gera seriedade, honestidade, compromisso, presentes nestes 25 anos. Não existe cooperativa sem associado, ele é o dono da cooperativa, são os cooperados que tem a cooperativa. É fundamental o associado ser fiel à cooperativa que é sua. Se hoje temos R$ 60 milhões de patrimônio líquido é fruto da presença de todos os associados, disse.
Orildo conta que foi muito gratificante estar presente nos 25 anos de Coasa. “Eu vivi estes 25 anos, 13 anos como presidente e mais 12 atuando como gerente comercial. Agradeço à todas as diretorias, conselheiros administrativos e fiscais, à todas as lideranças. Tenho muita gratidão à todas as pessoas que passaram pela cooperativa, os ex-funcionários que participaram desta história. Agradeço à minha família, minha esposa, meus filhos, meu pai e minha mãe e meus irmãos e a todos que se dedicaram de coração a esta cooperativa. Essa história é nossa e ela segue com o compromisso de cuidar da economia dos associados”, finalizou Orildo, destacando a emoção em poder, na mesma data, inaugurar a Sede Administrativa da cooperativa.
Hoje a Coasa conta com 5 mil associados em 12 unidades distribuídas em 11 municípios. A atuação abrange grãos, insumos, Fábrica de Ração, dois postos de combustíveis e um supermercado.
Fotos Divulgação/Comunicação Coasa