© Coasa.

Notícias e Publicações

Coasa promove palestra sobre as perspectivas e as tendências de mercado para os grãos

Atividade aconteceu nesta quarta-feira, 17/07, com Ismael Menezes da MD Commodities, com apoio da BASF

O mercado da soja tem apresentado comportamentos variados nas últimas semanas como reflexo de uma série de fatores como, por exemplo, as exportações brasileiras, os níveis mundiais de estoque, os dados da produção norte-americana, as condições climáticas nos países produtores e as oscilações do câmbio. Para entender essa movimentação e, assim, tomar as melhores decisões para a comercialização da safra, a Coasa promoveu uma palestra com Ismael Menezes, especialista no tema.

O encontro, que reuniu profissionais da cooperativa e famílias associadas, aconteceu nesta quarta-feira, 17/07, no salão da Comunidade do Faxinal, meio rural de Água Santa, e teve o apoio da Basf. Na oportunidade, Menezes, que é consultor da MD Commodities, falou sobre as perspectivas e as tendências do mercado para os grãos. Ele explicou, na ocasião, que o mercado climático, até o momento, vem sendo bastante favorável para o desenvolvimento das lavouras nos Estados Unidos - que deverá ter uma safra cheia, bem como para a safra sul-americana que pode ser, também, bastante promissora.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos projetou aumento dos estoques finais o que, segundo Menezes, torna o cenário desafiador. “O produtor precisa compreender esse cenário para fazer uma boa tomada de decisão, aproveitando as oportunidades que aconteçam no câmbio ou até mesmo nas cotações em Chicago para que ele possa escalonar as vendas de olho nos custos para a safra 2024/2025, porque o cenário pode ser muito desafiador quanto a preços”, explicou o especialista.

Conforme o presidente da Coasa, Orildo Germano Belegante, a presença de Ismael Menezes na cooperativa foi importante, dado ao vasto conhecimento que ele possui na área. Como a safra ainda está para ser comercializada, as explanações do consultor, com as tendências de preços especialmente para a soja, podem dar embasamento para decisões mais assertivas. Os associados que estiveram presentes aprovaram a iniciativa da palestra em função do conteúdo que apresentou detalhes para o posicionamento de mercado.