Notícias e Publicações
Coasa recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Água Santa
Na ocasião foi destacada a trajetória da cooperativa e sua contribuição para o desenvolvimento regional
A Câmara Municipal de Vereadores de Água Santa realizou, na noite desta segunda-feira, 26/05, uma sessão solene em homenagem aos 30 anos da Cooperativa Agrícola Água Santa, a Coasa. Além dos integrantes do Poder Legislativo, o ato contou com a presença de autoridades locais, colaboradores, associados e membros da diretoria da cooperativa. A homenagem reconhece o papel da Coasa no fortalecimento da agricultura familiar, geração de emprego e renda, além da sua atuação regional.
Durante a cerimônia, foi destacada a trajetória da cooperativa desde sua fundação, em sistema de mutirão, em 1994 e o início das atividades comerciais em abril de 1995. A Coasa atua em 19 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul, com mais de nove mil associados, 18 unidades de recebimento de grãos, fábrica de ração, postos de combustíveis e supermercado. Além da atuação no desenvolvimento rural dos municípios, promove projetos sociais e ambientais que fortalecem as comunidades.
O presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Piton, proponente da homenagem, destacou a importância de valorizar as instituições que contribuem com o desenvolvimento de Água Santa e da região. “Uma noite muito especial para nós do Poder Legislativo receber a Coasa, uma empresa do nosso município que vem crescendo cada vez mais, gerando emprego e gerando renda. Prestar essa homenagem é uma forma de reconhecer, valorizar, parabenizar a atuação da cooperativa, que é de extrema importância para o nosso município”.
O prefeito de Água Santa, Juliano Favaretto, e o vice-prefeito, José Lorençon, participaram da sessão. “A Coasa é fundamental para o nosso município e muito representa também para os nossos agricultores, fazendo com que a receita do município cresça e nós possamos investir cada vez mais o recurso público gerado também pela Coasa para os nossos produtores. Uma corrente que iniciou há 30 anos atrás e hoje produz bons frutos para todos nós de Água Santa e de toda a região”, disse Lorençon.
Também ocorreram manifestações dos ex-presidentes Valmor Cerezoli, Sadi Mesavilla e Gilson Miorando, e do ex-vice-presidente, Nelson Angelo Bonora, que relembram o período em que estiveram à frente da cooperativa, ressaltando o orgulho pela Coasa ter alcançado o status atual. Como parte do protocolo, o presidente da cooperativa, Orildo Germano Belegante, recebeu a placa comemorativa aos 30 anos da Coasa.
Segundo ele, a homenagem reforçou o papel da cooperativa como agente de transformação social e econômica ao longo de suas três décadas de atuação. Orildo agradeceu a confiança de associados e colaboradores, enalteceu o trabalho das direções anteriores e destacou alguns números da cooperativa, mostrando a importância dela para o desenvolvimento da região.