Notícias e Publicações
28/08/2024
Coasa teve representação em viagem de intercâmbio ao Paraguai
Atividade foi promovida pela Unicafes
Entre os dias 18 e 22 de agosto, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária - Unicafes/RS, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), promoveu um intercâmbio no Paraguai, para cooperativas associadas, entre elas a Coasa. Nauro Nizzola, gerente da unidade de Casca, e Paulo Soster, integrante do Conselho Fiscal, fizeram parte da comitiva.
O objetivo foi conhecer o sistema cooperativismo do país vizinho recebendo informações acerca do marco regulatório, formato organizacional, atividades econômicas na produção, industrialização e comercialização. Além disso, buscou fomentar uma plataforma de diálogo intercooperativo das cooperativas de países do Mercosul. Este é o terceiro país que o grupo de cooperativas ligadas à Unicafes visita para conhecer a organização, os negócios e a gestão das cooperativas.
Entre os locais visitados estão as Cooperativa Yguazu, que tem como atividade principal a produção de grãos como soja, milho, trigo e canola e a criação e engorda de animais, contando com um frigorífico próprio; La Holanda, responsável por mais de 50% da produção e comercialização do leite do país paraguaio; Friesland, também dedicada à produção e comercialização de grãos e que possui ainda fábrica de rações, gado de leite e de corte e supermercado e a Agronorte, que atua na comercialização de produtos como gergelim e chia sendo a maior parte da produção exportada para a Europa.
Também foram feitas visitas em entidades como a Fecoprod, que é a Federação de Cooperativas Agropecuárias do Paraguai e que tem, em sua base associativa, 34 cooperativas que somam quase 180 mil sócios, e o Incoop - Instituto Nacional do Cooperativismo que atua na construção de políticas de desenvolvimento do cooperativismo, especialmente no aperfeiçoamento da legislação sobre o tema no país.
Na avaliação de Nizzola e de Soster, neste intercâmbio ao Paraguai, foram conhecidas cooperativas bem organizadas, com alto profissionalismo na gestão e nos negócios. “Fiquei impressionado com o nível de organização, de gestão dessas cooperativas e a fidelização dos seus cooperados. E representando a Coasa neste evento, dizer que com certeza foi um momento importante para que a gente possa, baseado então nas informações que tivemos, também aperfeiçoar o trabalho que a gente vem desenvolvendo aqui na nossa região”, disse Nizzola.