Notícias e Publicações
Coasa recebe nova certificação por utilizar energia renovável e reduzir emissões de dióxido de carbono
Cooperativa reduziu a emissão de mais de 69 tCO2
Ao longo de 2023, a Coasa reduziu a emissão de 69,26 toneladas de dióxido de carbono (tCO2) através da utilização de energia limpa, proveniente de fontes renováveis e incentivadas, em suas atividades. O fato rendeu nova certificação para a cooperativa, através da Coprel. Na quarta-feira, 18/09, Lucas do Nascimento e Sara Wirti, colaboradores da cooperativa concessionária de energia, estiveram na Matriz da Coasa para fazer a entrega do certificado.
O reconhecimento está baseado na metodologia do GHG Protocol, regulada pela Fundação Getúlio Vargas, que estabelece métodos e diretrizes padronizadas globais e abrangentes para medir e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa. A certificação comprova que a Coasa utiliza práticas que contribuem para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, promovendo a redução dos gases do efeito estufa.
Com olhar voltado para a sustentabilidade, a cooperativa possui autoprodução de energia por painéis fotovoltaicos na Matriz Administrativa (Água Santa), Supermercado (Água Santa), Engenho Grande (Água Santa), Camargo, Santo Antônio do Palma, Caseiros, David Canabarro, Laranjeira (Marau), Gentil e Lagoa Vermelha. A Coasa também compra energia do Mercado Livre de Energia para as unidades de Água Santa e São José do Ouro e, em breve, para a unidade de Casca também.