© Coasa.

Notícias e Publicações

29/08/2022

Técnicos do Departamento de Produção Animal e associados da Coasa participam do Dia de Campo da CCGL

Evento aconteceu no tambo experimental, em Cruz Alta, no dia 25/08


Profissionais da Fábrica de Rações da Coasa e associados que atuam na produção de leite puderam participar, há poucos dias, do XII Dia de Campo CCGL – Cooperativa Central Gaúcha Ltda. O evento, que aconteceu no tambo experimental de Cruz Alta, teve o objetivo de transmitir aos presentes conteúdos voltados às tendências e às tecnologias da atividade leiteira. A programação voltou a ser desenvolvida de forma presencial, depois de edições realizadas no formato online, devido a pandemia.

Ao todo, foram sete estações começando com as técnicas de manejo nutricional, com orientações de como o produtor pode, de forma acessível, incrementar os teores de gordura e proteína no leite, com produtos adequados e o com o bom processamento da silagem e do feno. Outros temas técnicos foram a discussão sobre os impactos da contagem de células somáticas – CCS, no ganho do produtor; o conforto animal e os manejos possíveis de serem implantados para evitar excesso de calor e excesso de frio além de conteúdos voltados à correção do solo e ao planejamento da forragem, com foco em atentar para a qualidade - algo que reflete diretamente no rendimento do animal.

Também foram apresentados temas inerentes às tecnologias aplicadas à atividade leiteira como a ordenha robotizada, com demonstrações da mecanização existente no tambo experimental, destacando a otimização que esta tecnologia proporciona. A estação denominada de “produtor do futuro” tratou temáticas como a importância de entender o perfil de cada produtor, a intensificação dos sistemas de produção pensando no desenvolvimento da atividade leiteira como um todo e gerar lucro. Ainda, foram relembradas as possibilidades do aplicativo Smartcoop, a plataforma digital de auxílio ao produtor que possui uma série de funcionalidades.  

De acordo com Ivane Martini, gerente do Departamento de Produção Animal da Coasa, o evento foi extremamente relevante, frente ao cenário atual da atividade leiteira. “Todas as temáticas foram importantes e os conteúdos foram repassados de forma didática. Foram compartilhados conhecimentos e ferramentas de manejo de fácil abordagem que o associado que participou, certamente saiu de lá com possibilidade de refletir sobre a sua propriedade e podendo aplicar melhorias pensando na produtividade e na rentabilidade. Para a cooperativa foi uma satisfação estar presente, assim como é uma satisfação participar do sistema CCGL”, avalia ela.