Notícias e Publicações
14/05/2025
Treinamento reúne profissionais do Detec Coasa para aprofundar conhecimentos sobre manejo de pragas e soluções biológicas
Atividade aconteceu na terça-feira, 13/05, em Água Santa
Um treinamento interno com profissionais do Departamento Técnico da Coasa - Detec, foi realizado na terça-feira, 13/05, na sede administrativa da cooperativa, em Água Santa. A atividade reuniu cerca de 50 participantes, entre técnicos e colaboradores das áreas agronômicas, com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento aos associados e alinhar estratégias de manejo para a próxima safra. O treinamento faz parte do calendário de formação contínua promovido pela Coasa com foco na atualização dos seus profissionais.
A programação contou com três palestras voltadas ao uso de tecnologias biológicas no controle de pragas e doenças. O primeiro tema foi apresentado por Glauber Stürmer, pesquisador da Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL), que abordou a Efetividade de Biológicos no Complexo de Pragas de Sistema. Na oportunidade, ele ressaltou que é preciso entender o comportamento dos insetos, para agir de forma mais assertiva. “Temos pragas como percevejo, ácaro, pulgões e a cigarrinha do milho comprometendo o potencial produtivo das lavouras”, explicou ele.
Na sequência, Jean Lorenson, Representante Técnico de Vendas da Bioagreen, apresentou a palestra Soluções em Biológicos. Ele explicou que “com as tecnologias disponíveis hoje, é possível manejar insetos, como cigarrinha, com produtos biológicos, associados ao controle químico, reduzindo resistências e promovendo mais vida no solo”. O palestrante também destacou que a empresa trabalha com soluções para doenças de solo, reforçando o conceito de manejo equilibrado adotado pela cooperativa.
Durante o treinamento, Adrian Figueiredo, representante da Dimicron, reforçou a importância do planejamento voltado ao solo. “A proposta é levar informação ao técnico de campo, para que ele possa orientar o produtor a cuidar do solo durante o inverno, com o uso de plantas de cobertura que são fundamentais para o sistema produtivo”, afirmou. Ele completou que o uso de ferramentas adequadas contribui para manter a rentabilidade, mesmo diante de desafios produtivos.