© Coasa.

Notícias e Publicações

Departamento Técnico da Coasa participa de atualização sobre fertilidade do solo e fisiologia vegetal

Atividade aconteceu na quarta-feira, 04/04, no auditório da cooperativa

Na quinta-feira, 04/04, o Departamento Técnico da Coasa esteve reunido para avaliar a safra de verão 2023/2024, embora a colheita da soja ainda esteja sendo realizada em cerca de 50% da área de abrangência da cooperativa. Profissionais de todas as 18 unidades participaram do encontro, realizado no auditório da matriz, em Água Santa. Também foi dado um foco especial aos assuntos voltados aos manejos e dessecação das áreas em pré-implantação das lavouras de inverno.

Conforme o engenheiro agrônomo Jéson Saggiorato, houve a troca de experiências a partir de exemplos práticos dados por colegas com atuação em diferentes regiões. Da mesma forma, explica ele, foi feito o posicionamento técnico das diferentes cultivares, considerando o fenômeno la niña e sua influência nas lavouras de trigo, bem como as áreas onde o cereal será plantado. “Por ser um ano de transição, há risco de ocorrer adversidades climáticas como geadas em períodos críticos e por isso é importante semear cada cultivar na sua época correta”, exemplifica.

Na ocasião, também aconteceu uma palestra, conduzida pelo pesquisador Gabriel Schaich. O foco foi a atualização das informações sobre a fertilidade do solo e fisiologia vegetal das plantas, especialmente durante a entressafra e as fases iniciais da cultura do trigo. Os assuntos abordados estavam voltados aos manejos nutricionais e fitossanitários para que o trigo tenha condição de expressar o melhor e maior potencial produtivo possível.