© Coasa.

Notícias e Publicações

16/09/2022

Coasa participa da 2ª Jornada Técnica RTC e da premiação dos produtores gaúchos com alta eficiência

Evento aconteceu nesta semana em Gramado, na Serra Gaúcha


Produtores cooperados que, ao longo da safra 2021/2022, alcançaram elevada eficiência produtiva foram reconhecidos com o prêmio Top Farmers RTC, durante a 2ª Jornada Técnica RTC promovida pela Rede Técnica Cooperativa. O evento iniciou na quarta-feira, 14/09, e encerrou nesta sexta, 16/09, em Gramado, na Serra Gaúcha. A premiação é resultado da avaliação do manejo e da produtividade de agricultores de diferentes regiões do Rio Grande do Sul: Planalto Central, Planalto Serra, Planalto Norte, Depressão Central e Região Sul. “O objetivo foi captar cases de produtores que vêm fazendo manejos diferenciados e, como reflexo disso, alcançam bons resultados”, pondera Tiago Hörbe, pesquisador da CCGL - Cooperativa Central Gaúcha, mantenedora da RTC. Ele explica que o prêmio englobou diferentes regiões para que houvesse o intercâmbio de informações entre os produtores.

Na ocasião, Paulo César Caumo, associado da Coasa na filial de Santa Cecília do Sul, recebeu certificação na Operação 365, projeto que reuniu além da RTC, a Embrapa e instituições de ensino superior, além de outras entidades governamentais e privadas, na busca de incentivar técnicas de melhoria da qualidade do solo, com práticas agrícolas capazes de aumentar a rentabilidade no campo e, ao mesmo tempo, amenizar o impacto ambiental da atividade. Caumo foi o primeiro produtor rural gaúcho a obter a certificação black - a mais alta dentro do programa. Ele recebeu o Prêmio Semeando, das mãos do Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Antônio Velho Lopes. “Não tenho palavras para descrever este momento”, contou Caumo, lembrando que a certificação é resultado de um trabalho em conjunto, feito com o Departamento Técnico da Coasa. Ronaldo Scariot, engenheiro agrônomo da cooperativa, destaca que o prêmio foi merecido por todo o trabalho realizado na propriedade. “Ele plantou os frutos e agora está colhendo”, disse ele.

A 2ª Jornada Técnica RTC também contou com uma gama de palestras, com agentes de reconhecida atuação no agronegócio nacional e internacional. As discussões foram em torno dos rumos da produção de alimentos e o futuro do agronegócio. Temáticas como governança, transformação digital, sustentabilidade, gestão de clima e oportunidades de negócio no radar das cooperativas estiveram em pauta. Como os avanços estão revolucionando e impactando o dia a dia do setor rural, a Jornada Técnica foi planejada para ser um espaço de aprendizado, para fomentar a atualização profissional sobre as tendências e novas tecnologias do mercado. “O evento trouxe muito presente a questão da produção sustentável e dos créditos de carbono como uma possibilidade de renda para o produtor.

É algo que não está longe da gente, então logo vamos buscar oportunidades e opções para rentabilizar o produtor neste sentido”, explicou o gerente comercial da Coasa, João Fernando Tibola.

 Na jornada, também estiveram em pauta as questões climáticas, os hábitos de consumo da população e as demandas alimentares, além de temas relacionados ao cenário econômico do país e do mundo. O evento foi promovido pela CCGL e contou com o apoio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro) e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Para o presidente da Cooperativa Central Gaúcha, Caio Viana, o diferencial da Jornada Técnica é ser um evento com foco na capacitação das pessoas que atuam no agronegócio. “Foram três dias para pensar o presente e projetar o futuro, discutindo o rumo das cooperativas, o como se posicionar para continuar avançando e rentabilizando o produtor, produzindo alimentos e gerando empregos. Foi um desfile de inteligências que passaram pelo nosso palco”, avaliou ele.