© Coasa.

Notícias e Publicações

13/07/2022

Associado da Coasa recebe certificação máxima no Projeto Operação 365

Ação é realizada em uma parceria entre a Embrapa Trigo, Universidade de Passo Fundo e a Rede Técnica Cooperativa  - RTC


Estimular a agricultura sustentável utilizando cobertura de solo o ano todo. Essa é uma das linhas de ação da Operação 365, projeto desenvolvido por meio de parceria entre a Embrapa Trigo e a  Universidade de Passo Fundo com a Rede Técnica Cooperativa, a RTC, da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL). Lançada em novembro de 2021, a Operação 365 busca incentivar técnicas de melhoria da qualidade do solo com práticas agrícolas capazes de aumentar a rentabilidade no campo e, ao mesmo tempo, amenizar o impacto ambiental da atividade.

Na metodologia do projeto, já ocorreram observações e avaliações da estrutura do solo e do sistema de produção em talhões agrícolas da safra 2021/2022, considerando que o objetivo do programa é a produção sustentável de grãos. Também faz parte do processo a aplicação de um questionário ao produtor, para detalhar os manejos efetuados e mensurar o grau de qualificação de cada sistema produtivo. Técnicos capacitados pelo programa são os profissionais que atuam como certificadores e são três níveis de certificação: diamante, platinum e black - a mais elevada.

O produtor Paulo César Caumo, associado da Coasa na filial de Santa Cecília do Sul, foi o primeiro produtor gaúcho a chegar na certificação black. Conforme Ronaldo Scariot, do departamento técnico da cooperativa e que assessora o agricultor, na propriedade foi pensado na correção de solo para evitar a compactação e é utilizado o sistema de plantio direto consolidado, com rotações de duas safras de verão - soja e milho, além das culturas de inverno, trigo ou aveia branca, que também revertem lucro para o associado.

“O solo não fica descoberto mais do que 10 ou 12 dias. Quando, por algum motivo, ele não consegue entrar plantando logo após a colheita, é feito o sistema de cobertura com o nabo, por exemplo. Ele aproveita bem todo o solo dele e não apenas a parte aérea mas, também, a radicular que é a base, sempre visando um alto rendimento”, explica Scariot. O associado Paulo César Caumo vai receber o certificado em evento da Embrapa e da RTC que será realizado em setembro, no município de Gramado.