© Coasa.

Notícias e Publicações

18/05/2023

Coasa realiza Evento Técnico com foco na qualidade do solo para promoção de altas produtividades

Debater a capacidade de produção de alimentos nas propriedades rurais da região foi o objetivo do Evento Técnico promovido pela Coasa hoje (18). O encontro, que reuniu associados(as) de todas as filiais da cooperativa, aconteceu na Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Água Santa. O foco foi o cuidado com o solo, tanto que o evento recebeu o nome “Nosso solo, nossa colheita”.


Telmo Amado

A primeira palestra foi com Telmo Amado, doutor em Ciência do Solo, que abordou a temática “Construção de perfil de solo para sistemas de produção de alta produtividade”.  Na ocasião, ele falou sobre a necessidade de melhorar a biologia e recuperar o teor de matéria orgânica do nosso solo. Outro ponto debatido foi a correção das camadas mais profundas do solo, de modo que possibilite o aprofundamento do sistema radicular para ele acessar água e reduzir os impactos do déficit hídrico. A fala final do professor deixou um grande recado: “Cuide do seu solo, este é o momento, vamos protegê-lo. O clima está como o mercado, não está fácil ser agricultor e pecuarista. Temos que ser resilientes e cuidar do nosso solo”.

Em seguida, Tiago Hörbe, pesquisador da CCGL - Cooperativa Central Gaúcha, falou sobre estratégias de manejo para rentabilizar o sistema de produção, no sentido de o produtor olhar para mais de uma cultura ao longo dos 365 dias do ano, trabalhando com diversidade de culturas econômicas e aproveitando áreas que não estão com essas cultivares para explorar plantas de cobertura, pois traz ganhos econômicos para as culturas da sequência e para o sistema. Nas palavras de Hörbe: “Planta de cobertura tem custo, mas se paga”. Outro ponto destacado foi a importância do planejamento e de pessoas auxiliando na lavoura, apoio esse que é oferecido pela Coasa com os profissionais que prestam assistência técnica. 


Tiago Hörbe

Na avaliação da cooperativa, o evento foi produtivo. “O solo faz a grande diferença mesmo em anos de estresse hídrico, então é fundamental olharmos para o nosso solo e especialmente para o que temos que fazer para que ele tenha uma capacidade produtiva ainda maior”, disse o presidente, Orildo Germano Belegante. 

Para fechar a manhã com chave de ouro, o presidente anunciou uma novidade: o fornecimento de subsídio para amostragem de solo aos associados(as). Os interessados devem contatar o Departamento Técnico da Coasa.