© Coasa.

Notícias e Publicações

17/06/2019

Cuidados iniciais para o sucesso nas culturas de inverno

Nesta época do ano, o agricultor está finalizando o plantio da cevada e iniciando o plantio do trigo. O Departamento Técnico da Coasa está orientando os produtores para os cuidados iniciais com as lavouras.

Conforme o engenheiro agrônomo da Unidade de Santa Cecília do Sul, Ronaldo Scariot, o trigo é uma opção econômica e tecnicamente viável para ser cultivado no período de inverno, contudo deve haver planejamento. “A época da semeadura de qualquer cultivar precisa ser ajustada individualmente para cada região e clima. O período ideal de semeadura para cada cultura, pode minimizar os riscos de perda em produtividade decorrentes de fatores climáticos ocorridos em fases críticas do desenvolvimento das plantas”, observa.

Segundo o técnico agrícola da Unidade de Ciríaco, Leonir Vizioli, o clima seco tem favorecido a implantação e o desenvolvimento dos cereais de inverno, mas o produtor deve ficar atento à presença de fungos na lavoura que podem causar doenças nas plantas mesmo com a baixa incidência de chuva.

No Brasil, cerca de 15 doenças podem ocorrer nas lavouras de cereais de inverno, mas na Região Sul, onde está 90% da produção nacional de trigo, quatro grupos são os que mais causam problemas: oídio, ferrugem, manchas e giberela.

Conforme o Visioli, o primeiro passo para se prevenir doenças é fazer um tratamento de sementes (TS) de forma correta e com bons fungicidas. “Hoje, fazer um tratamento de sementes é mais barato do que, mais tarde, realizar, uma aplicação via folhar. Prevenir as doenças iniciais, com tratamento bem feito de sementes e monitorar a lavoura é fundamental. Além disso, antecipar as aplicações e nunca as realizar após a infestação da doença também trará maior segurança ao produtor”, destaca o técnico.

O Departamento Técnico da Coasa tem reforçado a importância da rotação de culturas, aproveitamento dos recursos e geração de renda no inverno e o trigo e a cevada são aliadas. Além disso, o preparo do solo, a escolha adequada de sementes, plantio bem feito e manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, são fatores que interferem no sucesso dos cultivos.

---