© Coasa.

Notícias e Publicações

19/12/2018

Presidente da Coasa faz viagem comercial à China

O presidente da Coasa, Orildo Germano Belegante participou de viagem comercial à China, em setembro. Organizados pela empresa FCStone, participaram lideres cooperativistas e especialistas em mercado de grãos.

Em entrevista ao programa da Coasa, Orildo contou sobre o posicionamento Chinês em relação à Guerra Comercial que é de consumir estoques de soja, importá-la de outros países que não Estados Unidos, alterar a ração e diminuir o consumo de carne – mas, definitivamente, não comprar a soja americana.

Consultores não acreditam em um acordo comercial entre China e Estados Unidos antes de novembro. A insegurança chinesa gerada pela posição do Trump faz com que, mesmo em contexto de solução para o conflito, a porcentagem de compras futuras com origem americana seja reduzida.

VISITA A BOLSA E AO PORTO DE DALIAN

A Bolsa de Dalian (Dalian Commodity Exchange) tem a meta de transformar seu contrato de soja como referência nas negociações internacionais da commodity até 2025, substituindo a CME.

A Bolsa Chinesa acredita ser uma meta completamente atingível, já que a soja de origem americana tem reduzido sua participação no total de compras do país, e este número tende a se reduzir ainda mais”, explica o consultor de gerenciamento de riscos, Vinícius Xavier, a campo.

Além disso, a Bolsa aponta que o remembi, sendo a sexta moeda mais relevante do mundo, já é visto em alguns mercados como reserva de valor, e que a negociação direta de reais (por exemplo) versus remembi seria melhor nas negociações, já que excluiria uma moeda com alta volatilidade da negociação: o dólar.

O foco atual é na divulgação internacional das commodities e produtos da Bolsa, e então os volumes deverão começar a se elevar de forma natural. Uma vez que as principais compradoras de soja do mundo são tradings estatais chinesas, a Bolsa não descarta que num curto espaço de tempo, elas vão começar a precificar soja base Dalian também, levando essa opção a todos os mercados atendidos.

VISITAS AO PORTO DE ROTERDÃ E CEFETRA

Porto de Roterdã é o principal da Europa e quarto maior do mundo, e estende-se por 45km ao longo do rio, que cruza a cidade de Roterdã, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. A INTL FCStone fez uma visita comercial ao porto, bem como à trading de componentes de ração, Cefetra.

A Trading Cefetra negociou, em 2017, volume de 5 milhões de toneladas de farelo, sendo 4,2 deles para a Europa. Importam, em ordem de relevância, do Brasil, Argentina e Estados Unidos, e usam em sua maioria farelo hypo 48.

Informações INTL FStone

Adaptação: Fonte Agência de Jornalismo